dicas sobre seguro de carro

F&S – Finanças & Seguridade: 17 dicas sobre seguro de carro

Em nosso último artigo, falamos um pouco sobre a renovação do seguro de automóvel. Como prometido, agora é hora de entrar em alguns detalhes sobre a renovação e dicas de como reduzir os custos do seguro ao fazer uma contratação correta e econômica. Segue a nossa lista de dicas sobre seguro de carro que influenciam no valor e coberturas da apólice:

1 – Informe-se sobre a corretora de seguros

Normalmente, uma empresa constituída como corretora de seguros possui vantagens mais favoráveis para atendê-lo, como melhores condições de preços, atendimento ágil, além de ser mais seguro.

Antes de solicitar uma cotação, pesquise sobre a reputação da corretora e sua estrutura para melhor lhe atender. Essas informações estão facilmente acessíveis no site da SUSEP.

2 – Seguro não é produto de prateleira

É possível encontrar diferenças de preços de 200% entre uma seguradora e outra, apesar da apólice, o veículo e o cliente serem exatamente os mesmos. Isso acontece devido às diferentes estratégias adotadas por cada seguradora e principalmente de acordo com a experiência que cada uma tem em relação àquele risco específico.

Evite contratar seguros em websites que calculam/simulam automaticamente o preço do seu seguro sem se atentar a todos os detalhes da sua apólice de seguro. Além disso, procure uma corretora de seguros que consegue lhe atender em uma ampla gama de seguradoras. Aqui na WG Seguridade trabalhamos com praticamente todo o mercado de seguradoras e, portanto, podemos te oferecer uma grande quantidade de opções.

3 – Nunca minta para a corretora de seguros

Repasse dados verdadeiros ao seu corretor de seguro. Qualquer divergência, mesmo que mínima, pode resultar em perda de direito ao seguro em caso de sinistro. Não vale a pena mentir em busca de descontos, pois o risco de ser descoberto é alto demais, principalmente porque as seguradoras possuem rotinas profundas de averiguação de veracidade, através de investigações e interrogatórios.

Um exemplo bastante comum é informar que o carro não é utilizado por motoristas na faixa de 18 a 25 anos ou que não é utilizado para estudo e trabalho. Obviamente, caso um sinistro ocorra nesse tipo de situação, a seguradora poderá negar o pagamento.

4 – Ande na linha

Ao dirigir e sofrer sinistro estando bêbado, sob efeito de calmantes, drogas ou com documentação irregular (como a não obtenção ou prazo de validade vencido da Carteira Nacional de Habilitação – CNH), perde-se todos os direitos contratados no seguro auto.

5 – No trabalho

Informe de forma detalhada o tempo e a forma que você usa o carro para trabalhar. Profissionais que exercem suas funções em escritório ou percorrem curtas distâncias de carro, conseguem obter maiores descontos. Profissionais que percorrem longas distâncias até o trabalho ou para destinos diferentes diariamente devem informar a corretora de seguros para obter benefícios e coberturas especiais – desta forma evitam-se possíveis prejuízos.

6 – Carro novo X Carro antigo

Não se trata de uma regra, porém observa-se que quanto mais antigo for o carro, o valor do seguro pode ficar mais caro. É também por isso que muitos clientes preferem trocar de carro de 3 em 3 anos, pois além de desfrutar de todos os benefícios que um carro 0km traz, o seguro fica mais barato. Tal fato se dá devido às pesquisas realizadas pelas seguradoras de auto, que apontam que o consumidor tem mais cautela com um carro mais novo, o que reduz o índice de colisão e roubo.

7 – Mulheres têm descontos no seguro auto

Mulheres possuem valores e benefícios melhores que o dos homens. Isso é resultado de pesquisas que apontam as mulheres como motoristas mais prudentes no trânsito. Usualmente as seguradoras enquadram as mulheres em uma classe específica de risco. Um exemplo é a Porto Seguro, que oferece um seguro com benefícios e coberturas especialmente para elas.

8 – Migração de bônus

Saiba que o bônus pertence a você! Portanto, mesmo que você opte em trocar de seguradora, seus bônus serão aproveitados, desde que estejam dentro de sua vigência. Além disso, a bonificação pode ser aproveitada também quando se migra entre corretoras.

9 – Acionamento de assistência 24 horas

O uso da assistência 24h (guincho, trocas de pneus, recarga de baterias, pane seca, etc) não reduz a classe de bônus da apólice. Portanto, pode-se acionar conforme o limite de utilizações que consta em sua apólice.

10 – Oficinas credenciadas

Caso você precise de reparos mediante o acionamento de seu seguro, procure levar seu carro em uma oficina credenciada pela sua seguradora. Esta pode oferecer melhores benefícios e facilidades.

11 – Entenda o que é sua franquia

A franquia do seguro auto é a participação obrigatória do segurado em caso de perda parcial do veículo. Portanto, os clientes deverão pagar diretamente a oficina para consertar as avarias do carro. Conheça os tipos de franquia:

Franquia Comum: Valor estabelecido previamente pela seguradora, levando em consideração o valor do veículo e suas peças.

Franquia Aumentada: Tem como objetivo aumentar o valor normal da franquia para diminuir o valor do seguro, pelo fato de estar aumentando a sua participação em um eventual sinistro. Atualmente essa modalidade caiu em desuso, devido ao desconto ser muito aquém do esperado.

Franquia Reduzida: Visa diminuir o valor normal da franquia. Com isso o valor do seguro aumenta, pelo fato de estar diminuindo a sua participação em um eventual sinistro.

Franquia Isenta: Algumas seguradoras isentam os clientes de pagar franquia em um eventual sinistro de perda parcial, porém mesmo assim estabelecem um valor prévio e tal isenção só é concedida caso o orçamento atinja essa valor. Essa modalidade torna o seguro mais caro, pois você está se isentando de pagar qualquer valor de franquia.

12 – Contrate cobertura para terceiros

Responsabilidade Civil Facultativa é, definitivamente, uma cobertura que deve ser contratada. Este adicional cobre danos que você possa vir a causar à propriedade e lesões a terceiros. É uma cobertura que lhe protege cobrindo possíveis grandes prejuízos financeiros.

13 – Contrate cobertura para os faróis

A cobertura de retrovisores, faróis e lanternas é extremamente barata, porém muitos clientes deixam de contratar por falta de informação. Atualmente, o custo de reposição dessas peças é muito mais alto se comparado ao valor dessa cobertura na apólice, bem como ao valor da franquia para as mesmas.

14 – Alarmes e rastreadores geram descontos

Geralmente as seguradoras concedem descontos para quem tem alarme no veículo. Porém, quem comprou um rastreador e paga as mensalidades, pode se desfazer dele, pois ao contratar um seguro de automóvel o desconto por possuir um rastreador será baixo, muito menor do que o valor do equipamento mais o valor das mensalidades. Só compensa ter rastreador nos casos em que as seguradoras concedem em regime de comodato, ou seja, ela te empresta o equipamento enquanto você estiver com o carro segurado.

15 – Estacionamento gera desconto

Estacionar em garagem ou estacionamento pode reduzir o preço do seguro auto em até 20%.

Verifique se o plano oferece descontos em estacionamentos. Nesse caso, além de economizar com esse serviço e no seguro, terá mais comodidade e segurança para você e seu carro.

16 – Grupos ou associações

Se o segurado trabalha em alguma empresa, pertence a uma associação ou banco, este deve verificar se tem à sua disposição um programa para funcionários ou associados. Dependendo do serviço contratado no varejo, a economia pode chegar a 40%.

17 – Cuidado com a cooperativa

Não contrate seguro por cooperativa! A SUSEP (órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro) adverte: é ilegal a venda de serviços de proteção contra acidentes fornecidos por cooperativas. Em sua maioria, estas entidades não possuem reservas financeiras para cobrir os sinistros dos associados, ou seja, ela pode não estar apta a te ressarcir pelo prejuízo em caso de sinistro. Verifique sempre se a empresa tem registro na SUSEP. Informe-se!

Conclusão

Seguro auto é coisa séria! Sem informação e sem tomar os devidos cuidados, pode se tornar um grande prejuízo. É necessário que o segurado tenha conhecimento e atenção total na hora de contratar planos e acionar o seguro.

Para achar o seguro auto perfeito ao seu perfil, é importante ter ao seu lado uma corretora de seguros com grande experiência e uma equipe preparada para lhe amparar no que for preciso.

 

pedro-henriques-foto
Pedro Henriques é corretor habilitado pela SUSEP e pós-graduado em  Gestão de Negócios pela FDC; ele é sócio-fundador da WG Seguros e Previdência

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *