Os 5 erros que você não pode cometer na hora de começar a investir
Você tem o hábito de investir? Muitas pessoas desejam comprar algo importante ou realizar um sonho antigo, mas não conseguem se organizar financeiramente para isso.
A única forma é economizar e elaborar um orçamento financeiro pessoal detalhado, que te permita começar a investir parte de seus ganhos e, assim, trazer novos rendimentos.
Você pode se perguntar: o que fazer se não tenho experiência com investimentos? Se você está começando, é necessário ficar atento e ser cauteloso.
Para te ajudar nessa nova empreitada, listamos os erros mais comuns de novos investidores e explicamos o porquê de não cometê-los. Veja só!
Erro 1: Achar que investimento é aposta
Para começar, vamos falar de um dos erros mais comuns de novos investidores. Muitos acham que investir (principalmente no mercado de ações) é um jogo, como a loteria. Você encontra um investimento, acha que vai ser rentável e deposita seu dinheiro ali.
Dessa forma, é possível que você deixe de ganhar e até chegue a ter um prejuízo. Investir exige estudo e busca pelo conhecimento, ou seja, é preciso analisar com calma antes de escolher em que colocar seu dinheiro e não seguir intuições ou palpites rasos.
Se for investir no mercado de ações, lembre-se de que o risco sempre existirá, porém há chances de ótimos lucros também. Basta interpretar as informações do mercado. Leia, converse com pessoas que conhecem a realidade dessa área, procure profissionais, enfim: informe-se.
Erro 2: Acreditar que os lucros virão rapidamente
Esse é um erro comum, afinal todos ficamos ansiosos para que o dinheiro comece a render. Porém, se não controlamos essa ansiedade podemos acabar investindo em fundos de alto risco ou até cair em pirâmides financeiras e outras ações que prometem altos lucros em pouco tempo.
É preciso ficar atento, controlar a ansiedade e buscar fundos de investimento seguros, com garantias de retorno, porém que sejam de forma gradual. Desconfie de promessas absurdas e fora dos padrões de mercado. Pesquise em órgãos legais se aquele fundo é confiável.
Erro 3: Colocar todo o dinheiro na poupança
Essa também uma ação comum, pois a caderneta de poupança é um investimento muito popular no Brasil e, realmente, é segura.
Porém, os rendimentos da poupança são relativamente baixos e existem no mercado possibilidades também seguras e que geram maiores lucros, como o Tesouro Direto ou a LCI.
A caderneta de poupança é realmente simples, mas não se acomode e busque outras possibilidades para aumentar seus lucros.
Erro 4: Investir todo o dinheiro em ações
Na busca por lucros altos, as pessoas pegam todo o dinheiro disponível, encontram uma empresa que parece estar indo bem e investem em ações. Como esse mercado é volátil e de alto risco, não é difícil perder o dinheiro da noite para o dia.
Portanto, é preciso ter cautela e buscar boas informações sobre a empresa que deseja investir. E, acima de tudo, realizar um mix de investimentos. Não deposite todo o seu dinheiro em um mesmo fundo.
Os especialistas dizem que o ideal é possuir, pelo menos, três diferentes fundos de investimento, entre mais rentáveis e com maior risco, e menos rentáveis e mais seguros.
Erro 5: Não procurar um especialista ao começar a investir
Ao iniciar seus investimentos, não deixe de procurar especialistas para te ajudar no planejamento. Eles conhecem o mercado de investimentos e podem te orientar corretamente, de acordo com seu perfil.
Para começar a investir, basta vontade e busca por conhecimento. Faça seu dinheiro gerar maiores rendimentos, com segurança, e seus sonhos ficarão mais próximos.
Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário no post!