Previdência privada x Previdência social: entenda as diferenças
Previdência privada ou Previdência Social? Essa é uma dúvida comum e muitas pessoas não sabem qual é a melhor opção.
Os sistemas de previdência são uma ferramenta útil para garantir um futuro tranquilo para todos os cidadãos. Eles protegem o trabalhador durante a sua aposentadoria, em caso de acidentes ou doenças. Além disso, eles podem auxiliar familiares com o pagamento de pensões quando necessário.
No Brasil, todo trabalhador do setor privado contribui para o INSS. O que poucos sabem é que também é possível contratar uma empresa de previdência privada. Ela poderá ser complementada com a aposentadoria do INSS, garantindo mais renda ao trabalhador durante a aposentadoria.
Ficou interessado? Então leia o nosso post de hoje!
O que é e como funciona a previdência no Brasil?
A Previdência Social pública brasileira faz parte de um conjunto de programas e sistemas de proteção ao trabalhador conhecido como Seguridade Social. Ela inclui a previdência, a assistência social e os órgãos de saúde do trabalhador.
No Brasil, a previdência pública é administrada pelo próprio governo por meio do INSS. Todo trabalhador que possui um contrato sob o regime da CLT é incluído automaticamente na rede de proteção.
Já a rede privada de previdência é uma opção a mais para o trabalhador. Existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, como seguradoras e bancos.
O que leva as pessoas a escolherem um plano de previdência privada?
Quem se aposenta pela rede pública terá uma aposentadoria com um teto máximo de R$ 5.114,73. Isso vale para todos os contribuintes, independentemente da renda da pessoa no momento em que ela estiver se aposentando. Diante disso, muitas pessoas procuram redes de previdência privada em busca de renda maior durante a aposentadoria.
O ideal é que os profissionais que desejam aderir a esse tipo de plano o façam o mais cedo possível. Quanto maior o tempo de contribuição, maiores serão os recursos acumulados. Assim, é possível garantir uma aposentadoria compatível com a sua renda no final da sua carreira
Quis são os cuidados a se tomar durante a escolha de um plano de previdência privado?
- Encontre uma instituição sólida e com experiência no mercado;
- Verifique o valor que a ser investido mensalmente no plano escolhido para que sustos com reajustes sejam evitados;
- Pesquise as tarifas e regras do fundo de previdência contratado, assim como os relatórios de rendimento;
- Durante todo o período de contribuição, verifique o rendimento anual líquido do fundo. O ideal é que ele não fique abaixo de outros fundos de investimento, como os de renda fixa;
- Procure conhecer possíveis benefícios fiscais do seu plano para diminuir o valor do Imposto de Renda.
Como garantir um futuro longe de preocupações?
A Previdência Social brasileira é conhecida por muitos profissionais do mercado como uma alternativa segura para a aposentadoria. Entretanto, com o seu teto baixo e o longo período de carência, muitas pessoas acabam optando por uma aposentadoria complementar ou até a aplicação em fundos de investimento. Com o auxílio da previdência privada, é possível garantir uma renda maior no final da carreira, além de mais segurança financeira durante a aposentadoria.
E você, já pensou em escolher um plano de previdência privada? Deixe seu comentário abaixo!